Em 1857, Charles Spurgeon pregou para 23.654 pessoas no Palácio de Cristal, em Londres – “Hoje na História da Igreja”

No “Hoje na História da Igreja” relembramos que há 157 anos, em 7 de outubro de 1857, o jovem pastor pastor Charles Haddon Spurgeon pregou para 23.654 pessoas concentradas no Palácio de Cristal, em Londres, e essa foi a maior audiência que ouviu um sermão do que futuramente denominado “Príncipe dos Pregadores”
 
Esse sermão foi pregado no dia de denominado “por Proclamação para um jejum solene, humilhação e oração perante o Deus Todo Poderoso, a fim de obter perdão pelos nossos pecados e implorar por Sua bênção e assistência em nosso armamento para a restauração e tranquilidade na Índia”. De fato, ocorria nesse ano o que foi denominado “Revolta dos Cipaios”, levantes armados e rebeliões contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente, que chocaram a população inglesa, que levou a esse dia de jejum, no qual Spurgeon foi chamado para pregar .
 

Nessa época Charles Haddon Spurgeon era um dos pastores mais conhecidos em Londres, pois era um fenômeno na pregação, e desde o começo de seu ministério na capela Batista da New Park Strett, arrastava multidões onde quer que pregasse. Desde 1855 era um grande sucesso de vendas de sermões impressas, e sua atuação era de grande destaque, sendo alvo de críticas de muitos , mas um meio de pregação do evangelho para milhares. Spurgeon então foi chamado para pregação nesse grande local de exposições chamado “Crystal Palace”, que foi aberto em 1851, e em 1855 testemunhou o começo do romance de Charles com Sussanah Thompson, que nessa data já era sua esposa .

Um fato curioso ocorrido no dia anterior ao sermão foi que Spurgeon foi no Crystal Palace testar a acústica do local e onde ficaria a plataforma de onde pregaria para que a  multidão pudesse escutá-lo (lembremos que nessa época não havia aparelhos de acústica elétrica, então a pregação era feito no “gogó”) , e para isso ele recitou em alta voz João 1:29 “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Os biógrafos contam que um trabalhador do local ouviu essa declaração, e não sabendo de onde era, foi impactado por ela, arrependeu-se de seus pecados e foi salvo por Jesus por meio da Palavra!

E no dia marcado, 23.654 pessoas foram contadas entre os ouvintes dessa prédica, que entrou para história como o sermão que Spurgeon pregou para o maior número de pessoas de uma só vez, e ele foi publicado na época e hoje temos traduzidos na integra pelo nosso Projeto, que pode ser achado na Amazon como “O Sermão do Palácio de Cristal” por apenas R$ 2,09 AQUI , ou lido como um dos sermões que fazem parte da “Bíblia de Estudo Spurgeon” publicada pela BvBooks , com apoio de nosso Projeto, que você pode comprar em nossa parceira Livraria El Shaddai AQUI