Quem Somos

Acesse as abas do menu para mais informações

384245_534135866603639_695440804_nEntrevista que Armando Marcos, editor e criador do Projeto Spurgeon concedeu ao site “Internautas Cristãos”.

O que é o Projeto Spurgeon?

Projeto Spurgeon- proclamando a Cristo Crucificado, é um site que nasceu como blog em 2009, quando senti que deveria reservar um espaço à parte dos textos de Charles Spurgeon que eu postava em meu blog particular. Senti no coração, e creio que foi do Senhor, que eu poderia contribuir com a evangelização e edificação da igreja por esse tipo de trabalho na Internet.

Também percebi que naquela época não existiam sites onde você pudesse achar material do Spurgeon de forma organizada. Naquela época só existiam livros editados pela PES, Editora Fiel e Vida Nova, e alguns sites que tinham a iniciativa de traduzir alguns sermões e disponibilizar gratuitamente, mas não existia um site onde pudesse acessar tudo de forma rápida e direta. Começamos efetivamente o Projeto em 10 de julho de 2009 com a publicação do sermão “A Oração Mais Curta de Pedro”.

Projeto Spurgeon resumidamente é o que nosso lema diz “Projeto Spurgeon – Proclamando a Cristo crucificado”, pois através dos escritos do Spurgeon nossa meta e intenção é proclamar a Jesus Cristo e Seu evangelho a todos que acessam nossos recursos, tanto no site como nas redes sociais. Não é somente uma defesa do Calvinismo em si, mas uma aplicação dela de forma consistente, para o suporte de  pastores e estudantes e leitores em geral, proporcionando base sólida para o estudo das Escrituras.

Porque “proclamando a Cristo Crucificado”, isso não é pregar um Cristo morto impotente

O nosso lema “Proclamando a Cristo crucificado” é uma citação literal de 1 Corintios 1:23, onde o apostolo Paulo fala aos corintios que não queria saber nada entre eles, a não ser pregar a Cristo e esse crucificado. A pregação da obra de Cristo na cruz não exclui Sua obra completa, incluindo a ressurreição, pois isso seria falar que Paulo errou em não citar a ressurreição nessa carta carta. Nossa intenção com a frase é mostrar a centralidade do evangelho de Cristo, que é a boas novas que Deus amou o mundo de tal forma que mandou seu Filho para nos reconciliar consigo por meio de Sua vida em nosso lugar. Nosso lema é para ressaltar a importância da obra de Cristo em destaque e para mostrar que, mesmo que seja por meio dos escritos de Spurgeon, nossa meta aqui é exaltar Cristo somente pois a Ele toda honra Amém.

Ouve algum trabalho parecido com o Projeto Spurgeon que lhe inspirou?

Sim, o site que o Senhor usou grandemente na minha vida para que eu conhecesse o Evangelho, o http://www.spurgeon.com.mx/, mantido no México pelo hoje falecido irmão batista Allan Roman, desde o começo dos anos 2000. Também recomendo o site onde tem as narrações dos sermões em espanhol, feitas pelo Allan, http://www.spurgeonaudio.com/.

O Projeto Spurgeon não incentiva a idólatra ao colocar Spurgeon num pedestal?

Não, e eu tento tomar o máximo cuidado para que não descambe nisso. O fato do Projeto em si foi uma escolha de pregar o Evangelho por esse meio, que é muito amplo e vasto . Alem desse site especifico para a obra de Spurgeon, temos também outros textos clássicos como de J.C.Ryle, Lutero, Calvino, Bunyan que postamos no Projeto Castelo Forte.

Se Deus usou a pregação de Spurgeon nos seus dias, por que não pode usar hoje? Se Spurgeon acreditava que o poder da Palavra pregada era tanto, que o Espírito poderia atuar na salvação de muitos por meio da publicação de sermões, por que não traduzir algo dessa obra e deixar o Espirito usar hoje esse material antigo? Nós sabemos que hoje é muito difícil que as pessoas leiam algo grande na net, mas quem sabe amanhã? Quem sabe quando alguém irá imprimir algo e distribuir? O ponto não é Spurgeon, e sim Jesus, e Ele corretamente anunciado e proclamado.

Quem foi Charles Haddon Spurgeon?

Você pode ler mais sobre ele nessa página especial que preparamos para reunir mais detalhes

Qual a relevância das obras de Spurgeon para a igreja brasileira atual?

Creio ser muito relevante por algumas razões:

1º Mostra que o amor a Jesus e à Sua palavra, e o estudo e paixão por ela, deve ser essencial para todos os que estão se preparando para o ministério.

2º Entender que Jesus e a conversão deve ser prioridade de todo aquele que é crente. Como Spurgeon mesmo disse: “todo cristão ou é um missionário ou um impostor”.

3º É importante para aclarar muita coisa mal dita e mal explicada. Spurgeon, a meu ver, é prático na aplicação do Evangelho, e não fica se preocupando com miudeza, mas antes, ele trata do essencial. Ele é sim um defensor ao máximo do Calvinismo, mas não fica preso nisso, ele aplica a verdade na prática e em obras (ele fez muita coisa em vida demonstrando o reino de Deus por suas ações).

4º Que a glória de Deus é prioridade, que o Senhor é Deus, que Cristo é maravilhoso, e que é digno de ser louvado e horado com uma vida de boas obras e de devoção a Ele.

Qual a relevância de Spurgeon para a igreja brasileira atual?

1º Spurgeon deve ser visto como um exemplo de fé e amor simples a Cristo e Sua palavra.

2º Spurgeon deve ser visto como alguém que se entregou completamente ao Senhor, mas que não foi perfeito e errou em muitas coisas.

3º Spurgeon deve ser visto mais pelo que ele pregou do que pelo que ele fez em si. Muitos admiram a inteligência de Spurgeon e a sua obra, mas devemos focar a causa disso, Cristo, e este crucificado, e não Spurgeon em si.

4º Spurgeon deve ser exemplo de que Calvinismo não é sinônimo de intelectualismo. Ele foi privilegiado em muitas coisas, mas não de uma forma somente acadêmica, mas prática e para que TODOS entendessem e compreendessem o Evangelho.

5º Spurgeon deve ser visto como exemplo de firmeza doutrinária, e de alguém que teve coragem de defender a fé e o Evangelho contra tudo e todos, e contra toda tendência moderna de sua época que ainda faz muito mal hoje em dia (liberalismo e pragmatismo).

Deixe uma palavra final aos leitores

Sou membro da Igreja Presbiteriana – Barra Funda, em São Paulo, SP. Minha igreja, na figura de meus pastores e conselho, apoiam, incentivam e oram por essa iniciativa minha. Cito isso para evidenciar que esse site e “ministério virtual” é amparado por uma comunidade cristã local que apoia essa causa.

Deixe uma palavra final aos leitores

Ame ao Senhor acima de tudo, e a Cristo. Procure entender o Evangelho o máximo que puder, viva para ele, imite a Cristo. Se você está começando a ouvir e a ler sobre Calvinismo, não se preocupe em entender tudo sobre ele, nem fique apaixonado por discutir uma ou outra questão. Com calma, clame ao Senhor que lhe guie, e estude e leia a Bíblia de forma ordeira e sem desespero.

E também, não deixe de comungar com os irmãos, mesmo que eles não entendam tanto disso e daquilo como nós. Uma coisa que eu evito muito é me achar mais entendido que outro. Eu não sou, ninguém é, todos sabemos em parte. Só no final conheceremos como devemos.